Pages

domingo, 15 de setembro de 2013

A origem do Dia dos Namorados


Diz a história que um bispo chamado Valentim desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II, quando este proibiu o casamento em períodos de guerras, pois acreditava que soldados solteiros lutavam melhor nessa condição durante as batalhas.
Amor-blog.jpgNo entanto, o bispo continuou realizando casamentos mesmo com a proibição do próprio imperador. Tal prática ao ser descoberta, custou ao padre a prisão e a sentença de morte. O bispo, inclusive, é considerado um mártir pela Igreja Católica.
Em virtude disso, o dia 14 de fevereiro ficou conhecido como o dia de São Valentim (Valentine's Day), em homenagem ao padre, passando a data a ser comemorada nos Estados Unidos e na Europa como o Dia dos Namorados.
E no Brasil? Por que comemoramos essa data em 12 de junho? 

O dia dos namorados no Brasil teve sua origem no comércio no ano de 1948.  A falta de datas comemorativas relevantes no mês de junho sempre foi uma das causas das quedas das vendas nesse período, sendo que tal fato ao ser percebido pela rede de lojas Clipper, fez a empresa contratar um publicitário para tentar resolver o problema. O profissional contratado foi João Dória que havia chegado do exterior e resolveu copiar o exemplo do Valentine's Day, escolhendo o dia 12 de junho para as comemorações do Dia dos Namorados.
A data foi sabiamente escolhida e não de forma aleatória. Santo Antônio, o "santo casamenteiro", é homenageado no dia 13 de junho em todo o Brasil por mulheres que sonham encontrar um amor verdadeiro e a escolha do dia dos namorados para o dia 12 de junho, véspera das homenagens ao santo, visava associar a data a presentes. A campanha que tinha como slogan "não é só com beijos que se prova o amor" deu tanto certo que, além de fazer crescer as vendas da rede de lojas, ainda firmou a data com a tradicional troca de  presentes entre casais de namorados, que atualmente vão desde chocolates, flores, bichinhos de pelúcia, até cartões e jantares românticos em restaurantes ou outros lugares mais íntimos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More