Pages

domingo, 15 de setembro de 2013

Rinoplastia: beleza e naturalidade


O nariz é um dos elementos da estética facial e da aparente personalidade de uma pessoa. Entre os 15 e 18 anos, o nariz já tem um tamanho próximo ao da idade adulta e pode ser operado quando necessário. No entanto, o cirurgião deve estar atento à motivação do paciente, principalmente aos mais jovens, já que é uma decisão que o acompanhará por toda a vida.
O cirurgião tem capacidades e limitações, assim como as técnicas cirúrgicas. As atuais técnicas permitem resultados excelentes, naturais e funcionais, isto é, que não interferem ou até melhoram a respiração. Médico e paciente discutem objetivos e expectativas juntos - e o cirurgião explicará qual resultado é possível de ser atingido.
Caso o paciente não fique satisfeito, as técnicas atuais permitem a correção de muitas deformidades secundárias a cirurgias anteriores. Uma avaliação detalhada é fundamental ao sucesso do procedimento e um profissional com experiência em rinoplastias secundárias é imprescindível, por se tratar de uma cirurgia mais trabalhosa e especializada. A rinoplastia é feita com pequenos cortes por dentro do nariz, associados ou não a um pequeno corte na parte que divide as narinas. É feita com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Muitas vezes, o paciente ganha alta no mesmo dia.
É fundamental informar-se sobre a formação do profissional escolhido. Veja onde ele realizou residência de cirurgia plástica, se é um serviço de referência e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Se você tem um conhecido que operou e você gostou do resultado, esta também é uma boa dica para achar um profissional.
* Ralf Berger é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More