Pages

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Suplemento alimentar: Mitos e verdades

"Eles viraram 'febre' nas academias e podem ser bons aliados, mas cuidado: Só podem ser ingeridos sob orientação de um especialista!"
A urgência por resultados tem elevado muitos adeptos da musculação a procurar suplementos alimentares, na ânsia de potencializar os efeitos e atingir os seus objetivos.
O risco à saúde surge em dois casos: 
1- Quando o suplemento é importado e chega ao Brasil pelo mercado ilegal;
2- Quando a pessoa faz uso do produto sem uma avaliação médica prévia.
"-Os importados, dependendo da sua composição, podem representar uma ameaça à saúde", afirma o professor Bruno, da Escola de Educação Física e Esporte da USP e coordenador do laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora.
De acordo com o professor, alguns importados, adquiridos pela internet, possuem substâncias psicotrópicas na sua composição (como a efedrina e anfetamina) que aceleram o metabolismo e afetam o sistema nervoso central, causando ansiedade, depressão, insônia, arritmias, elevação da frequência cardíaca e em alguns casos até o óbito.
"-Os suplementos fabricados no Brasil possuem um perfil de segurança porque respeitam a rigorosa legislação brasileira e recebem autorização da Anvisa", afirma Bruno.
Alerta:
Apesar de permitidos, os suplementos nacionais, quando utilizados sem prescrição e avaliação médica podem oferecer perigos à saúde, segundo afirma o gastroenterologista Jaime, do Hospital Israelita Albert Einstein.
"-Os suplementos mexem com a parte metabólica, aumentam o nível de proteínas. Em pessoas com distúrbios metabólicos ou deficiência renal essa sobrecarga pode acarretar consequências desastrosas", afirma.
Para a pessoa que faz uso do suplemento sem conhecer seu estado de saúde, o funcionamento de órgãos, como os rins, se submeter a essas substâncias pode acarretar sérios problemas. A sobrecarga de aminoácidos e proteínas, principais componentes dos suplementos, segundo o médico, pode aumentar o risco de formação de cálculo renal, de ácido úrico, alteração das enzimas orgânicas e nos níveis de colesterol. "-As pessoas predispostas que tomam suplemento por conta própria podem ter a formação de placas de ateroma (gordura), ou seja, acelera o processo". Nos quadros graves, as pessoas predispostas a problemas renais, podem sentir sonolência e confusão mental, que podem evoluir para a piora da função renal.
Cuidados:
O professor de fisiologia do exercício, Ronaldo, da Faculdade Anhanguera, reforça que o uso inadequado de suplementos pode causar sérios problemas renais, além do endócrino, hepático, entre outros. 
"-As promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente não possuem qualquer aprovação científica." Segundo o professor, os suplementos alimentares podem ser usados para ajudar o aluno na prática de atividade física, porém deve ser orientado por um nutricionista para não ultrapassar a quantidade ideal.
Os suplementos alimentares são recomendados para quem pratica exercícios físicos com regularidade e com prescrição médica. "O uso por pessoas sedentárias pode acarretar problemas nas funções dos rins e do coração", alerta o professor. Outros efeitos indesejados são o suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleramento do batimento cardíaco. O mesmo acontece se a pessoas consumir os suplementos sem mudar a dieta em nada. Dessa forma, o consumo de calorias só aumenta.
"Quem deseja iniciar o uso de suplementos deve verificar os nutrientes que os constituem e quais são as doses diárias recomendadas. Aumentá-las não trará efeito benéfico" , alerta do professor.
Utilizar suplemento alimentar, desde que seja fabricado no Brasil, sob criteriosa legislação, aprovado pela Anvisa, não é proibido. Mas é imprescindível que seja prescrito por um nutricionista e após uma avaliação médica rigorosa (principalmente do coração).
Dicas para uma boa musculação e bom crescimento muscular:
-Inicie a prática de exercício físico com a orientação de um educador físico;
-As sessões de treino devem ser intensas, os exercícios devem colocar em fadiga os músculos de maneira suficiente para fazê-los crescer. Mas que seja possível concluí-la;
-Para quem faz séries de exercícios, a dica é não trabalhar todos os músculos de uma vez, mas sim concentrar-se em apenas um músculo por sessão. O ideal é dividir os grandes grupos musculares em três dias e sessões de trabalho diferentes;
-Ganho de massa muscular não se faz da noite pro dia. É um processo que você constrói ao longo de um tempo e depois mantém;
-O descanso e a boa alimentação são essenciais. Procure um nutricionista para ajudar nas suas carências alimentares e respeite seus limites.

FONTE: http://saude123.com/suplemento-alimentar-mitos-e-verdades/

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More