Pages

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Novas técnicas de retirada de varizes

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre nova técnica de retirada de varizes que vem crescendo no mercado. O que antes levava o paciente à internação hospitalar e recuperação em longo prazo, já pode ser feito de maneira menos agressiva e com recuperação quase imediata. O método mais indicado é a cirurgia a laser, que tem o menos tempo de repouso como principal vantagem. A grande vantagem é o pós-operatório que é muito mais simples, com menos hematomas e retorno às atividades normais mais cedo.
As doenças das artérias podem provocar estenoses significativas que comprometem o fluxo habitual de sangue circulante na área vascularizada, causando uma deficiente irrigação dos tecidos respectivos. As doenças arteriais podem ainda dar origem a uma oclusão, susceptível de causar a morte ou necrose desses tecidos, ou um aneurisma, que pode levar à ruptura da artéria. Os tipos comumente encontrados são:
Aterosclerose (depósito de gordura nas paredes das artérias)
Hipertensão arterial (espessamento e estenose das artérias
Arterites (inflamação das artérias)
Trombose (um trombo ou coágulo no interior da artéria)
Embolismo (oclusão de artérias por fragmentos de trombo)
Aneurisma (causado por aterosclerose ou ser devido a uma deficiência congénita)
Doença de Raynaud (espasmos intermitentes das pequenas artérias das mãos e dos pés)
As artérias são responsáveis por levarem o sangue do coração a todos os orgãos, para nutrição e oxigenação das células. São como os canos que levam a água da rua para dentro da sua casa! Por isso precisa de conservação e cuidados, além de tratamento imediato para que não haja nenhum prejuízo. A pressão arterial que é medida no braço quando você vai a consulta médica, na realidade é a pressão dentro da artéria do braço ( artéria braquial), ela reflete a pressão dentro das artérias de todo o corpo.
A obstrução arterial ( entupimento) pode ser parcial e total, levando a falta de sangue no orgão que recebe irrigação desta artéria. No caso da obstrução das artérias das pernas, pode gerar um quadro de dor ao caminhar, dor mesmo parado, dificuldade para cicatrização de feridas, gangrena de dedos e até mesmo perda de partes do pé ou da perna. Isso porque a quantidade de sangue que chega não é suficiente para os tecidos sobreviverem, então no início eles reclamam – causando a dor, mas no fim eles não resistem e morrem – levando a gangrena.
Embora seja mais comum nas pernas, a obstrução pode acontecer também na artéria que irriga o cérebro, podendo causar um derrame (AVC).
As artérias também podem sofrer dilatações, essas dilatações são conhecidas como aneurismas e podem levar a complicações graves, com risco até mesmo de vida pela possibilidade da artéria romper. Embora nem sempre sejam cirúrgicos, os aneurismas SEMPRE devem ser acompanhados pelo vascular.
Doenças como a diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, alterações do colesterol, infecções, traumas podem levar a doenças das artérias devendo ser acompanhadas e tratadas.
As doenças arteriais são menos frequentes que as doenças venosas, entretanto são geralmente mais graves e devem ter atenção especial, assim como o acompanhamento de um cirurgião vascular. Muitas doenças arteriais podem ser evitadas , acompanhadas e tratadas.
Hoje em dia, muitas doenças arteriais ainda que com indicação cirúrgica, podem ser tratadas apenas por cateterismo, o que diminui o risco cirúrgico e melhora a recuperação no pós-operatório.
Fonte: www.varilaser.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More