Pages

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Noz-Moscada e seus benefícios à saúde

A noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas, valorizadas e conhecidas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas.
Sua história remonta ao século I, como evidenciado nos escritos de Plínio, o escritor romano. Nos escritos védicos hindus é recomendada para dores de cabeça, febre e mau hálito. Nos escritos árabes é referenciada tanto para a cura de doenças estomacais quando como afrodisíaco.
Quando os portugueses dobraram o Cabo da Boa Esperança, na África, no final de 1400, eles somente conseguiram adquirir o controle do comércio mundial das especiarias, porque eles podiam transportar noz-moscada nos porões dos navios, a um custo menor do que o das caravanas que viajavam para o Oriente em busca desses produtos. Mas essa vantagem durou pouco, logo os holandeses e ingleses lhes tomaram o posto e dominaram esse lucrativo comércio.
A noz-moscada é uma árvore perene, nativa da floresta tropical da Ilha Moluccas, na Indonésia, também conhecida como Ilhas das Especiarias.
O fruto da noz-moscada é uma drupa, do tamanho de um damasco.  Quando amadurece divide-se e apresenta uma semente envolvida por uma camada rendada de cor vermelha conhecida como "mace". O mace também é comercializado como uma especiaria.
Tanto a semente de noz-moscada quanto o mace, são especiarias que contém muitos compostos químicos antioxidantes, conhecidos por agirem na prevenção a doenças e promoção de saúde.
A noz-moscada contém trimiristina e muitos outros óleos essenciais voláteis, como os que são responsáveis por seu sabor aromático como a miristicina, elemicina, eugenol e safrol. Seus princípios ativos tem muitas aplicações terapêuticas e são utilizados em muitos medicamentos tradicionais como anti-fúngicos, anti-depressivos, digestivos, afrodisíacos e carminativos.
Estudos apontam que os compostos miristicina e elemicin, encontrados nessa especiaria possuem propriedades estimulantes para o cérebro. Pesquisadores também descobriram que a noz-moscada tem propriedades antibacterianas que destroem aE. coli. Testes realizados com camundongos demonstraram que seus extratos diminuem significativamente os níveis de glicose nos sangue, estimulam a liberação de insulina pelo pâncreas, melhora o peso do fígado e pâncreas, o que pode ajudar a controlar a diabetes.
Alguns benefícios da noz-moscada à saúde:
Tônico cerebral
Nos tempos antigos, as civilizações romana e grega, usavam a noz-moscada como um tipo de tônico cerebral. Além de efetivamente estimular o cérebro, a noz-moscada ajuda a eliminar a fadiga e o stress. É um bom remédio também para ansiedade e depressão. Também ajuda a melhorar a concentração.
Alívio da Dor
Na medicina chinesa, a noz-moscada é um coringa. Além de ser um sedativo eficaz, os chineses a utilizam para tratar inflamações e dores abdominais. Seu óleo é também empregado para dores nas articulações, dores musculares, artrite e outras doenças.
Auxilio na indigestão
Oferece alívio a problemas relacionados com a digestão, como diarreia, prisão de ventre, inchaço, flatulência, etc. Seu óleo ajuda nas dores de estômago, remove o excesso de gases nos intestinos.
Tratamento mau hálito
Devido suas propriedades antibacterianas, a noz moscada é usada para tratamento de halitose ou mau hálito. A causa de mau hálito geralmente é o acumulo de bactérias na boca. A noz moscada combate e mata essas bactérias. Por essa razão, é um ingrediente comum, encontrado em muitas marcas de creme dental. Pode ser usada também para tratar problemas de gengivas e dentes.
Detox de Fígado e Rins
O tipo de dieta, a poluição, o stress, o fumo, medicamentos e outras substâncias levam ao acúmulo de toxinas nos nossos órgãos. A desintoxicação é um importante fator para a manutenção de uma boa saúde. O fígado e os rins são os dois órgãos onde esse acúmulo tóxico muitas vezes se concentra.  A noz moscada, quando usada na forma de um tônico, pode limpar e remover essas toxinas. É benéfica para a saúde do fígado e também é eficaz na prevenção e na dissolução de cálculos renais.
Problemas cardiovasculares
A noz moscada é utilizada como prevenção às doenças cardíacas, uma vez que ela ajuda a aumentar a circulação sanguínea e estimula o sistema cardiovascular.
Problemas respiratórios
Acredita-se que a noz-moscada também pode ajudar em problemas respiratórios, como a tosse causada pelo resfriado comum.  Ela geralmente é encontrada como um ingrediente de xaropes para tosse. E também pode ajudar nos casos de asma.
Embora a noz moscada proporcione muitos benefícios à saúde, doses elevadas podem ser tóxicas e causar sérios problemas. Não é recomendado consumir mais que 30g (6 colheres de sopa) por dia.
Você pode incluir a noz moscada em sua dieta e aproveitar seus benefícios à saúde. A Cuesta Sabores oferece uma linha de temperos, totalmente naturais, sem adição de sal ou quaisquer químicos que incluem a noz-moscada em sua composição.
Os temperos ARABIAN, GREEK, INDIAN, MAROCCAN e VEGGIE fornecem a quantidade exata de noz moscada para tornar sua vida mais saudável.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More